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HYPER-LOCAL DESIGN: um novo conceito de terroir.

  • Taísa Baldissera | Arquiteta Especialista em
  • 19 de abr. de 2017
  • 2 min de leitura

No início da década, o hyper-local design apontava como uma das mais significantes macro trends no design de interiores comercial europeu. Enquanto as mídias sociais ganhavam força e conectavam as pessoas de forma global, lugares que ofereciam uma sensação de “vizinhança” traziam vida real através de seu design peculiar.

A tendência hyper-local evidenciava muito mais que um design inspirado em costumes e tradições do local onde o projeto era concebido. Ela difundia conceitos de sustentabilidade, incentivando a utilização de materiais locais, reaproveitamentos e upcycling, além de priorizar fornecedores locais.

Opificio JM | Prato, Itália | 2010.

Situada no centro histórico de Prato e cercada pelas muralhas medievais do século XIV, a loja está situada nas passagens secretas por onde as tropas dos Médicis passavam. A Opificio JM oferece produtos locais e criativos da Toscana, tanto da culinária quanto de artesanato e vestuário.


Merci | Paris, França | 2010.

Localizada em um edifício do século XVIII no coração de Paris, a Merci traz toda a atmosfera francesa para seu interior, valorizando peças locais.


Starbucks por Liz Muller | Amsterdã, Holanda | 2012.

O hyper-local design inclui tijolos de barro típicos holandeses, os “delf tiles”, paredes revestidas com tubos de bicicletas usadas, moldes de biscoitos de gengibre em madeira, sacos de café de estopa e um mural “tatuado” reforçando a importância que os comerciantes do século dezessete tiveram na exportação do café holandês para todo o mundo.


Em 2017, podemos confirmar que esses conceitos evoluíram de tendência à necessidade social, ambiental, econômica e cultural! Cada vez mais, encontramos marcas que apostam no hyper-local design como parte da sua identidade e filosofia, não só na Europa, mas com bastante intensidade por todo o Brasil.

Enoteca Saint VinSaint | São Paulo, Brasil | 2008.

O pequeno bistrô localizado na capital paulista abriga apenas quinze mesas e poucos colaboradores. Sua cozinha é sazonal e de insumos 100% orgânicos e artesanais. O restaurante, bar e loja de vinhos, que preza pela informalidade e pela sustentabilidade, possui uma atmosfera aconchegante, onde a própria adega dá o tom do decor.


Urban Farmcy | Porto Alegre, Brasil | 2017.

O mais novo point da capital gaúcha acredita no cultivo de alimentos o mais próximo possível de onde são consumidos – o hiperlocalismo. A Urban Farmcy ocupa uma casa histórica e imponente em um nobre bairro da cidade e seu decor assume a sobriedade da construção original como pano de fundo para a revolução alimentar e socioambiental engajada por seus idealizadores.


Esses são apenas alguns dos muitos espaços comerciais que adotaram o Hyper-Local como premissa máxima. O que esses locais possuem em comum, além de seus ambientes charmosíssimos e peculiares, é o incrível papel social e ambiental que assumem como incentivadores de uma nova forma de se relacionar com os lugares onde vivemos.

 
 
 

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