ULTRA VIOLET: a cor mágica de 2018 by PANTONE
- Taísa Baldissera | Arquiteta Especialista em
- 2 de jan. de 2018
- 2 min de leitura
Não é novidade que a Pantone Color Institute elege uma cor específica para representar cada ano e para 2018 não poderia ser diferente. A cor preferida de Prince e da Rainha Elizabeth foi a escolhida! A ULTRA VIOLET 18-3838 é a referência que representará esse ano que incia e não poderíamos estar mais animados com a escolha!!! A cor Púrpura é dramática, provocante e profunda! Já esteve associada à magia e à bruxaria e expressa originalidade e genialidade!

O álbum Purple Rain, de Prince, é um dos mais bem cotados da história e a música homônima é considerada a mais popular da carreira do artista.
A cor Púrpura, ou violeta, pode ser uma das cores mais complexas pois é a combinação de dois tons geometricamente opostos no círculo cromático, o vermelho e o azul, por isso o fascínio que carrega consigo. Esse tom vibrante foi bastante usado ao longo da história com simbolismo político e, por esse motivo, muitos interpretam a escolha da cor para esse ano como uma manifestação de esperança, visto que as cores AZUL e VERMELHA são utilizadas para representar os partidos LIBERAL e CONSERVADOR nos Estados Unidos (país onde a Pantone foi fundada.). Outra curiosidade é que o tom escolhido para 2018 também é oposto no ciclo cromático ao tom escolhido para 2017, o Greenery (as cores verde e violeta são consideradas complementares).

Leatrice Eiseman, diretora executiva da Pantone Color Institute, em sua entrevista ao The Times, justificou que a Ultra Violet comunica originalidade, ingenuidade e pensamento visionário. Oficialmente, a cor foi descrita como "complexa e contemplativa", sugerindo uma inquietação em relação ao que está por vir.

Nas semanas de moda Primavera/Verão 2018, a cor Púrpura foi vista nas passarelas de grandes designers, como Gucci, Rochas, La Perla, Lowe, entre outros, Sem dúvida, a cor estilosa poderá ser percebida nas vitrines, nos carros e nos cosméticos em 2018.

Quando falamos em Design de Interiores, a aplicação da cor pode parecer intimidadora, mas se combinada a tons neutros e clássicos, o resultado pode ser de muita vitalidade e auto-expressão. Aposte!



Projetos de autoria da Arquiteta Lídia Maciel.
Comments