DW! São Paulo Design Weekend: Highlights
- Taísa Baldissera | Arquiteta Especialista em
- 26 de ago. de 2017
- 4 min de leitura
A DW!, São Paulo Design Weekend, chegou a sua 6ª edição esse ano como o maior evento do gênero na América Latina. A DW! aconteceu de 09 a 13 desse mês e contou com cerca de 300 eventos em mais de cem lugares da cidade de São Paulo. Como vocês perceberam no último post, estávamos conferindo as novidades no evento âncora da DW!, a High Design Home & Office Expo. Por esse motivo, conversamos com a designer Clari Ribeiro, Color & Trim da Rider e da Cartago, marcas do Grupo Grendene, que acompanhou de pertinho os principais eventos da DW!
Em nossa conversa, Clari destacou a semana de design de São Paulo como um festival urbano que promove cultura, design, arquitetura e arte, abordando questões de inovação, inclusão social e evolução tecnológica. Para a designer, sem dúvidas, a imersão completa no design, explorando as suas mais variadas facetas, representa um refresh significativo para quem se abre para essa incrível experiência. Devido à grande quantidade de eventos que acontecem simultaneamente, quem participa da DW! precisa estar atento às distâncias e tempo de deslocamento entre os lugares para não desperdiçar um segundo sequer! Afinal, é tanta informação e experiências que manter o foco é indispensável!

O Studio Siva pediu a Clari que, baseada na sua experiência DW!, elencasse os highlights dessa edição:
Aspectos educacionais e de atualização: a participação de instituições de ensino no evento representa a proximidade da academia ao mercado profissional. Entre as instituições que marcaram presença estão o Instituto Europeu di Design, a Belas Artes, o SENAC e a EBAC Escola Panamericana. Clari destaca os conteúdos abordados nos workshops, nas oficinas e nas palestras, englobando profissionais de moda, de design estratégico e design automotivo. O aspecto que mais se destaca é a presença de profissionais que estão à frente no mercado e que, por exercerem competentemente a profissão de designers, absorvem, filtram e repassam as principais questões aos alunos e aos colegas profissionais sedentos por atualização. Para a designer, a experiência no IED e na Belas Artes foi extremamente revigorante, carregada de informações relevantes, e serviu também como confirmação de conhecimentos.
Westwing: a loja preparou uma série de palestras em sua sede localizada em um edifício maravilhoso na Vila Madalena, um espaço incrível com um jardim acolhedor! Clari destaca primeiramente a palestra do designer Guilherme Falcão, em que ele apresentou “Doze Estratégias Gráficas para 2018”, ressaltando como fazer o público se interessar pela sua notícia, nos dias atuais, onde existe um bombardeio de informações nem sempre verdadeiras e as pessoas filtram o que querem ver. A palestra de Lucas Alves também chamou a atenção de Clari. Lucas abordou o “Design de Produto no Brasil? Sim, é possível”, destacando os diferenciais de cada região do país e suas mãos-de-obra e matérias-primas específicas. Lucas também refletiu sobre a difícil tarefa de inserir o design na vida das pessoas, avaliando o alto custo e a ausência do design na cultura do chão de fábrica na produção em série. Clari ressalta que a palestra a levou à reflexão sobre como as características multiculturais do Brasil podem gerar um design autoral autêntico! Já a palestra “A Mulher, o Negócio e o Design”, ministrada por Ale Tobler, diretora da marca, discutiu a mulher na linha de frente no design, seus desafios e experiências.

MADE (Mercado. Arte. Design): Em sua quinta edição, a maior feira de design colecionável da América Latina fez sua estreia no prédio da Bienal com recorde de expositores. Mais de cem participantes, vindos de diferentes locais do mundo, expuseram peças originais e autênticas em estandes organizados por categorias. O espaço que Clari mais apreciou em sua visita foi a exposição de moda, onde vários manequins apresentavam criações de artesãos, de diferentes categorias. A designer destaca o conceito upcycle presente nas peças, sempre extraindo as mais variadas possibilidades de um mesmo produto e envolvendo um grupo social, desde presidiários, a artesãos e costureiras.

Feira na Rosenbaum: A feira comemorou cinco anos na DW! 2017, com mais de 17 edições realizadas nesse período. O evento une decoração e moda, explorando a beleza e a pluralidade da alma brasileira. Clari destaca que o grande barato da feira foi o contato direto com os designers, fomentando a sustentabilidade e valorizando as criações autorais. Pequenos espaços, assemelhando-se a pequenos estandes, localizados lado a lado instigavam com uma experiência sensorial incrível. Um mix de sons, aromas e sabores conduziam o visitante por esse espaço extremamente aconchegante.

Prototyp&: “Sensacional!” O estúdio de Felipe Protti localizado na Vila Madalena possui tudo o que se pode esperar de um espaço criativo - tem showroom, oficina de protótipo, bar, cachorro desfrutando do chão de fábrica, além, claro, de mobiliário interessante com pegada industrial. Segundo a Clari, a vibe do lugar é fora do normal! “Ali, os designers colocam liberdade em suas criações!”

Vila Butantan: Uma vila com containers descolados abrigando foodtrucks com gastronomia maravilhosa! O espaço possuía um ar circense, lúdico e divertido, com uma identidade específica mesclando uma pegada industrial, sem ser pesado! “Lugar para se inspirar e conviver!”

Comments