top of page

Pele masculina: cuidados diários para uma pele saudável.

  • Samanta De Rossi | Dermatologista
  • 19 de abr. de 2017
  • 4 min de leitura

No post anterior, conversamos um pouco sobre as diferenças entre a pele masculina e a feminina. Agora, quais os passos básicos que não podem faltar no cuidado diário com a pele:


Limpeza: Por apresentar maior secreção sebácea, é necessário que o homem realize a higienização da pele com uma loção, sabonete (líquido ou em barra), leite de limpeza ou espuma e água pela manhã, quando acordar e à noite, antes de dormir. Esse procedimento garante a eliminação de células mortas e de impurezas e poluição que ficaram acumuladas durante o dia, além de diminuir a oleosidade. Para os homens com pele oleosa à mista, o ideal é utilizar produtos que contenham ácido salicílico ou ácido glicólico. Já os homens com pele seca e sensível devem procurar produtos cujo rótulo indique “para pele sensível”. As melhores formulações para essas peles são os leites e loções de limpeza que não ressecam a pele.

Barbear: É claro que você pode optar por não barbear-se todo o dia, mas, se o faz, são necessários vários cuidados porque esse ato retira a proteção natural da pele, deixando-a vulnerável e sensível. Para evitar esses efeitos indesejados, quando for barbear-se com lâmina, preste atenção para a lâmina estar bem afiada (para o limite de vezes que ela pode ser usada sem perder o fio). Caso contrário, microtraumas são causados, podendo causar foliculite e manchas. Antes de iniciar, o ideal é molhar o rosto com água morna ou barbear-se durante o banho ou logo depois dele. Aplique um gel, espuma, creme ou loção para barbear. O ideal é que homens com pele oleosa usem espuma ou gel e os com pele seca ou sensível utilizem loção ou creme. Passe a lâmina sempre no sentido de crescimento do pêlo e não contra esse sentido, caso contrário, a pele fica mais suscetível a traumas e foliculite. Após a barba, é indispensável o uso de um produto que alivie a irritação, a possível ardência, que seja antisséptico e que hidrate a pele, visto que a lâmina retira uma camada bem superficial de células que servem como proteção e evitam a desidratação. Escolha produtos com ativos calmantes como a camomila e o extrato de erva doce. Para quem tem pele oleosa ou mista, é preferível que o produto seja “oil free” ou livre de óleo, em gel, loção ou leite de hidratação. Já para peles sensíveis e secas, há diversos produtos específicos para “pele sensível”, que hidratam mais intensamente, sendo as formulações em creme ou loção as mais indicadas. O álcool deve ser evitado em todas as formulações, não importa o tipo de pele​.


Hidratação: Para quem utiliza os produtos pós-barba, muitos já hidratam e não há necessidade de outro produto. Contudo, para quem não utiliza os pós-barba, é necessário hidratar a pele. Homens com pele oleosa ou mista devem escolher sempre formulações “oil free”, em gel, loção, espuma, leite de hidratação e balm. Já quem tem pele seca ou sensível deve preferir fórmulas em creme ou loção, com ativos como ácido hialurônico e uréia (no rosto, máximo 5%) que promovem uma hidratação mais intensa.


Fotoproteção: Este é um passo fundamental que a maioria esquece! O acúmulo de luz solar incidindo na pele ao longo dos anos causa manchas, envelhecimento precoce e câncer de pele. Mesmo as luzes artificiais, com exceção das LED, causam envelhecimento e manchas. Portanto, para se proteger, é necessário utilizar o protetor solar com Fator de Proteção Solar (FPS) de no mínimo 30, mesmo nos dias nublados ou chuvosos e dentro de escritórios e outros locais iluminados com luzes fluorescentes. Lembrando que, na praia, o protetor solar deve ser reaplicado a cada 2 horas e na cidade pode-se flexibilizar esse período e realizar a replicação a cada 3 a 4 hrs. Lembrando, também, que o protetor solar não deve ser aplicado apenas no rosto, mas em todos os locais expostos à luz, como dorso das mãos, colo, orelhas (um dos locais muito comuns em que homens apresentam câncer de pele é a orelha porque não aplicam protetor solar ali e a maioria não tem cabelo para protegê-la. Existem formulações especiais para cada tipo de pele. Hoje é possível proteger-se sem ficar com a pele brilhosa ou “cheirando à beira da praia”. Existem protetores oil free ou toque seco para quem tem pele oleosa ou mista e produtos com hidratação e toque leve para quem tem pele sensível ou seca.

Outros cuidados e dicas:

_ Para aqueles que apresentam muitos episódios de foliculite, há opção de epilação com laser, que elimina os pêlos, evitando a necessidade de barbear-se diariamente.


_ Os homens com mais marcas da idade ou com envelhecimento precoce podem querer melhorar a aparência com procedimentos cosmiátricos como preenchimento e botox. Esses procedimentos devem ser feitos por um Dermatologista registrado na Sociedade Brasileira de Dermatologia (procure no site http://www.sbd.org.br/ e verifique se o profissional é realmente especializado), pois os efeitos adversos podem ser desastrosos. Porém, quando bem indicado e bem realizado, o botox promove a prevenção de rugas mais profundas, através da paralização dos músculos da mímica. Porém, não pense que ficará com um rosto paralizado porque apenas alguns músculos são tratados, permitindo uma aparência natual, leve e saudável. O preenchimento serve para preencher rugas muito profundas ou para melhorar locais onde ocorreu perda de tecido, como muitos apresentam nas olheiras.


_ Peelings removem a camada mais superficial da pele, permitindo sua renovação saudável, são úteis em várias situações como excesso de oleosidade, acne, rugas leves, manchas, pele seca, sem brilho e sem luminosidade, entre outras indicações.


_ Os hormônios masculinos também promovem a queda de cabelos mais intensa nos homens. Hoje existem tratamentos tanto para aplicar no couro cabeludo quanto remédios que podem ser utilizados, porém, é necessária avaliação médica para verificar qual o melhor tratamento para cada caso. Existem também os implantes capilares - implantes de cabelo artificial - sem necessidade de cirurgias que estão apresentando resultados bastante satisfatórios atualmente.


_ Existem muitos tipos de laser e luz pulsada, cada um com suas indicações específicas. Pode-se optar por essas ferramentas para melhorar a aparência da pele, diminuindo rugas e marcas da idade, para tirar manchas, para realizar depilação, para tratar cicatrizes e estriais, entre outros.

 
 
 

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page